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3 dicas para utilizar o Google Shopping

Quer saber como seu produto pode aparecer no topo das pesquisas de busca? Confira 3 dicas para utilizar o Google Shopping!

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Você já reparou que quando faz uma pesquisa sobre um determinado produto, aparecem vários anúncios com foto no topo da página com modelos, preços e lojas diferentes? Esse serviço, popularmente conhecido como Google Shopping, é uma forma de o usuário observar o mesmo item ou categoria e comparar preços em diferentes lojas. O próprio Google oferece dicas para anunciar no Google Shopping, mas conhecer estratégias específicas pode levar um e-commerce a encontrar muitos clientes.

Antes chamado de Froogle, Google Product Search e Google Products, o Google Shopping é muito útil para o usuário e também pode transformar seus negócios. Ele faz parte dos anúncios pagos do buscador  —  aqueles que aparecem logo no topo dos resultados de busca.

A maior vantagem é que o visitante já aparece como lead qualificado, pois clicou no anúncio interessado no produto que sua loja oferece. Portanto, a aproximação entre seu negócio e o usuário é mais rápida. Além disso, o Google não faz distinção entre e-commerces grandes ou pequenos. Todos têm chance de conseguir clientes.

Veja 3 dicas para utilizar o Google Shopping e mostrar o diferencial de sua empresa em relação às outras:

1. Crie contas no Google

Antes de criar seus anúncios, você precisa fazer uma conta no Merchant Center, ferramenta do Google que auxilia você a upar todos os dados sobre sua loja e produtos, e outra no Google Ads, a plataforma de publicidade paga do buscador. Essas contas depois deverão ser vinculadas para que sua campanha de anúncios pagos funcione.

No Merchant Center,  você terá acesso a todas as informações e ao feed de produtos. Já no Ads, você vai configurar e definir valores dos seus anúncios.

Vá no menu com ícone de três pontos no Merchant Center, clique em “Vinculação de contas” e selecione “Google Ads”. Digite o ID, que está localizado na parte superior de qualquer página do Google Ads, perto do endereço de e-mail. Pronto, você já poderá criar seus anúncios.

2. Configure seu arquivo XML no Google Shopping

O arquivo XML da sua loja online traz todos os dados sobre os produtos vendidos nela, como quantidade disponível, preço, nome e categoria.

Se você trabalha com uma plataforma de e-commerce, isso fica muito mais fácil, já que a maioria delas trabalha com um arquivo no formato ideal para o Google Shopping. Com ele, é possível carregar o seu feed de produtos direto do site. Caso contrário, o próprio Google ensina a você como fazê-lo.

3. Otimize seus anúncios

Uma das principais dicas para utilizar o Google Shopping é criar anúncios simples, fáceis de entender e adequados para as pesquisas. Antes de tudo, certifique-se de que o país onde será veiculado sua campanha (Ads) será o mesmo que você selecionou no Feed de Produtos. Veja dicas para utilizar no anúncio:

Título

Os títulos não podem ter mais de 150 caracteres, portanto não coloque adjetivos ou diminutivos. Quer atrair cliques? Escreva tipo de produto, marca e características simples. Estes exemplos foram retirados do próprio Google Shopping:

  • Geladeira (produto) Consul (marca) Frost Free Duplex 340 litros cor Inox com Prateleiras Altura Flex – 220V (características);
  • Oxford (modelo) Toke (marca) Verniz – Rosa (características);
  • Sandália (produto) Espadrille (modelo) Vizzano (marca) Anabela Amarrações Feminina – Nude (características).

Descrição

A descrição pode ser vista quando você clica na aba “Shopping” após fazer uma pesquisa em que apareçam anúncios do Google Shopping. Aqui você terá a oportunidade de descrever seu produto com mais detalhes. Novamente, não perca muito tempo com adjetivos; ela deve ser objetiva e fácil de entender. Fale sobre o material, características, dimensões, potência, recomendações de uso.

Palavra-chave

Entre as dicas para utilizar o Google Shopping, não poderíamos nos esquecer do termo de pesquisa. Não há palavras-chave associadas ao serviço; é o próprio Google que relaciona informações do feed às buscas de produtos como o seu. Portanto, o título com as características básicas de um item serve como palavras-chave.

É importante que você não repita as mesmas palavras mais de uma vez no anúncio. Por exemplo, colocar “geladeira Consul” diversas vezes na descrição. Assim, não corre o risco de ser penalizado pelo Google.

Imagem

A foto é essencial para que o usuário clique no anúncio. Escolha uma imagem atraente, que mostre de forma nítida o produto e tenha o fundo branco. Ela também não deve conter textos ou marcas d’água.

Como você viu, o Google Shopping é uma excelente ferramenta para negócios. Assim como o Google Ads, quanto mais bem-feito for o seu anúncio, mais chances você tem de ranquear. Pronto para colocar em prática nossas dicas para utilizar o Google Shopping?

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