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5 regras de SEO que você precisa aplicar no seu site

Para que seu site apareça nos principais resultados de busca, você precisa seguir as regras de SEO. Confira as 5 essenciais!

A otimização para os mecanismos de busca — mais conhecida como search engine optimization (SEO) — é essencial para que seu site apareça nos resultados do Google. Mas para que isso aconteça, não basta apenas fazer uma alteração ou outra. Existem regras de SEO que seu site não pode deixar de seguir em nenhuma hipótese.

Afinal, o que é indispensável para levar sua página ao topo dos resultados de busca? Neste post, você vai conhecer 5 regras de SEO essenciais para o seu site. Confira!

1. Nunca copie conteúdo

O conteúdo é todo o material de comunicação criado para que sua empresa fale com o cliente. Além disso, quando falamos em marketing de conteúdo, é a forma como seu negócio pode se tornar autoridade no segmento de atuação. Portanto, não faz sentido nenhum copiar conteúdo de outro site.

Além de plágio ser crime, a cópia de conteúdo pode levar o nome da sua empresa para baixo (em todos os sentidos!) na internet. Isso porque ninguém gosta de quem tenta levar a glória pelo trabalho de outra pessoa. O Google, aliás, costuma penalizar textos duplicados: somente quem publica primeiro aparece nos resultados de busca.

Se você encontrou um site com um conteúdo que tem tudo a ver com o que você produz, é só lincá-lo em algum texto do seu blog, por exemplo.

2. Preste atenção na escaneabilidade

Escaneabilidade é uma forma de leitura rápida que o usuário faz para entender os principais pontos de um texto. Ela é praticamente instintiva. Pense em como você abre um texto muito grande e ainda não tem certeza se vai continuar lendo ou não. O que você costuma fazer? Provavelmente, dá uma olhada superficial para conferir o que o texto diz basicamente.

No entanto, essa leitura rápida pode ser difícil em textos com blocos grandes, sem intertítulos e outros tipos de divisão. Existem algumas regras de SEO que facilitam essa escaneabilidade, como o uso de heading tags, ou seja, intertítulos.

A hierarquização de títulos (H1, H2, H3, H4) também auxilia o leitor a entender que um determinado tema está dentro de outro. Isso faz com que o leitor perceba quais são os principais temas e quais os complementares. 

Além disso, a divisão por títulos traz uma “folga” visual para o leitor. Assim, ele pode saber do que o texto se trata e fazer uma leitura rápida com muito mais facilidade.

3. Coloque imagens otimizadas

As regras de SEO também levam em conta a facilidade de abertura do seu site. Sabe-se que a maior parte dos brasileiros acessa a internet pelo celular e, muitas vezes, usando o pacote de dados da operadora. Quanto mais pesada a imagem do seu site for, mais tempo ela demora para carregar e mais dados são consumidos.

Imagens otimizadas são leves e fáceis de carregar, sem que haja perda na qualidade. Elas também estão de acordo com o layout do site e são nomeadas com a palavra-chave do texto que acompanham. Por fim, devem contar com uma descrição (alt text) dos elementos presentes. Caso a foto não carregue por algum motivo, o usuário saberá do que se trata.

4. Design responsivo é essencial

Bom, como dissemos no tópico anterior, a maior parte dos brasileiros acessa a internet pelo celular. Portanto, o design responsivo vai fazer com que seu site se adapte aos diferentes formatos de tela. Ele é mais leve, adéqua imagens, aumenta o texto e proporciona uma rolagem mais rápida. Por fim, ainda economiza os dados do usuário e carrega com muito mais rapidez.

5. Use sitemaps

Essa é uma das regras de SEO que costuma ser ignorada pelos criadores. O sitemap é, como o nome diz, o mapa do site. Ele facilita a leitura das páginas pelos robôs do Google, já que é nele que você indica o que deve ser indexado e armazenado para aparecer nos resultados de busca.

Como o mapa guia os robôs sobre tudo o que há no site, o rastreamento de páginas é feito com mais eficácia e rapidez.

Apesar de haver várias regras de SEO, essas 5 já dão uma boa base do que você precisa ter no seu site. Mas para que ele tenha tudo o que é realmente necessário, conte com uma agência de marketing digital especializada. Assim, as possibilidades de que seu site alcance os melhores resultados de busca são muito maiores.

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