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Posso terceirizar o conteúdo do blog da minha empresa?

Afinal, é melhor terceirizar o conteúdo do blog ou criá-lo in house? Veja os prós e contras de cada escolha!

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Estratégias de inbound marketing são essenciais para a sobrevivência de um negócio. Para você ter uma ideia, só no primeiro semestre de 2018 o comércio eletrônico brasileiro movimentou mais de R$23,6 bilhões. Portanto, é preciso ter ferramentas digitais para se destacar nesse mercado. Mas sempre bate a dúvida: é melhor contar com uma equipe interna de Marketing ou terceirizar o conteúdo do blog?

Muitos gestores acreditam que ter uma equipe in house cuidando de toda a estratégia seria o mais correto, já que o núcleo da empresa poderia supervisionar fatores importantes, como o tom de voz da marca e a veracidade das informações sobre a empresa. No entanto, terceirizar o conteúdo do blog tem se mostrado uma estratégia de muito sucesso, uma vez que conta com especialistas em cada etapa do processo.

Afinal de contas, vale ou não a pena terceirizar o conteúdo do blog? É o que você descobre neste post!

Quais as diferenças entre contar com uma equipe de marketing e terceirizar o serviço?

Veja quais são os prós e contras de cada opção:

Produção interna

Para produzir conteúdo internamente, a empresas deve contar com uma equipe de comunicação e marketing. Os profissionais devem entender de inbound marketing, marketing de conteúdo, regras de SEO, jornada de compra do consumidor e funil de vendas.

Eles serão responsáveis por criar a estratégia de marketing de conteúdo, definir pautas e CTAs de acordo com o desejado pela empresa, criar palavras-chave, produzir conteúdos e mensurar os resultados.

É importante que os profissionais entendam muito sobre regras de ortografia, gramática e semântica, já que a boa escrita é essencial para mostrar profissionalismo.

Vantagens

Ninguém melhor para entender a cultura da empresa do que seu próprio colaborador. É ele quem está todo dia no ambiente e conhece suas missões, visões e valores. Portanto, sabe o que é verdadeiro ou falso com relação à sua empresa, quais os objetivos de curto, médio e longo prazos e, principalmente, como imprimir a identidade do negócio nos textos.

Desvantagens

O conteúdo do blog não fica apenas na mão de um redator. Como você viu ali em cima, é preciso entender a jornada do consumidor até chegar a sua empresa, entender o funil de vendas e adaptar o conteúdo para cada etapa, definir palavras-chave, definir tom de voz e muito mais.

Se sua empresa não conta com uma equipe de marketing e preferir produzir em vez de terceirizar o conteúdo do blog, a solução seria contratar profissionais especializados. Nesse caso, a despesa com salários e direitos trabalhistas pode pesar.

Terceirização do conteúdo

Já para terceirizar o conteúdo do blog, você deve contar com uma agência de Marketing, que vai criar todo o plano estratégico da sua empresa nesse quesito. Os profissionais costumam ter bastante experiência, já que lidam com marketing de conteúdo no seu dia a dia de trabalho. Além disso, contam tanto com o lado prático (a produção) quanto o técnico (regras de SEO, mensuração de resultados).

Vantagens

Os profissionais de uma agência de Marketing são especialistas. Eles entendem todos os detalhes do processo, mas contam com profissionais específicos para a criação do briefing, produção de pautas, mensuração de resultados e produção de conteúdo.

Além disso, você pode trabalhar com empresas que sejam especialistas no seu segmento: há agências, por exemplo, que trabalham mais com empresas de Tecnologia da Informação, outras com Medicina, e por aí vai.

Desvantagens

Como os especialistas da agência não estão na empresa, eles podem demorar um pouco mais para entender a cultura, o tom de voz e até a abordagem desejada para com a persona. Portanto, serão necessárias mais reuniões e tempo de trabalho para que o projeto fique adequado.

Afinal, devo ou não terceirizar o conteúdo do blog?

Sim, terceirizar o conteúdo do blog é a maneira mais prática, econômica e eficaz de atingir os resultados desejados. Os profissionais da agência são especialistas em todo o trabalho de marketing de conteúdo e vão saber como adequar os textos à linguagem desejada e, principalmente, mais indicada para falar com sua persona.

Além disso, você não vai precisar contratar mais funcionários para criar uma equipe e planejar estratégias de marketing. As agências já contam com o número de profissionais suficientes para lidar com sua demanda.

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