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Qual valor devo investir em um site para o meu negócio?

Há gestores que têm medo de criar um site porque acham que é uma despesa sem sentido. Mas afinal quanto você deve investir em um site para seu negócio?

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Você já deve ter lido em alguns posts aqui do blog que o site é o endereço oficial da sua empresa na internet. Para que seja bem-feito, ele requer investimento: financeiro, estratégico, em estudo. Se um gestor não analisa e pensa apenas em curto prazo, acredita que terá que gastar uma fortuna e, portanto, não valerá a pena. Mas será que é realmente custa tão caro investir em um site para seu negócio?

Neste post, vamos descobrir quanto é necessário investir em um site para sua empresa. Confira:

Registro de domínio

Investir em um site é ter um domínio exclusivo para seu site. Embora usar plataformas gratuitas pareça muito tentador, sua marca deve ter uma URL única, sem associações a outras marcas.

Antes de registrá-lo, verifique se ele já não está sendo usado. Assim, você não fará todo o projeto baseado em uma URL que, no fim das contas, não vai servir.

Existem duas formas de fazer o registro do seu site:

  • Usando o Registro.br, entidade responsável por gerenciar os domínios brasileiros;
  • Por meio de uma empresa de hospedagem, que também será responsável por manter seu site no ar.

O registro de domínio é um passo financeiramente mais em conta na hora de investir em um site. Ele dificilmente vai custar mais de R$40 ao ano quando feito no Registro.br. No entanto, empresas de hospedagem costumam fazer promoções e podem até oferecer um ano gratuito.

Hospedagem

A empresa de hospedagem vai armazenar as páginas do seu site para visualização no mundo inteiro, 24h por dia. Existem diferentes planos de hospedagem, que variam com o tipo de site (institucional, por exemplo) e de empresa.

Antes de fazer a escolha, observe as funcionalidades de cada plano. Ele pode ser mais barato mas não oferecer a estrutura que seu site precisa. No entanto, um plano muito mais caro costuma dar recursos que um site empresarial não vai necessitar num primeiro momento. Vale consultar uma agência de marketing digital para ter auxílio especializado e optar pelo plano certo.

Os valores podem ir de R$9,90 a R$129,90/mês, mas a cobrança é única, ou seja, você paga o valor anual de uma vez só.

Criação

Agora chegou a hora da criação do site em si, com programação, layout, imagens, posicionamento de conteúdo e identidade visual.

Existem quatro formas de desenvolver a parte criativa do seu site:

  • CMS (Content management system): o sistema de gerenciamento de conteúdo. Você pode utilziá-lo para gerenciar tudo o que envolve seu site, incluindo o layout. É só adicionar os plugins que você precisar. O mais conhecido é o WordPress.
  • Criador de site: ferramenta para construção de sites que não necessita de conhecimento prévio em programação. Tanto o CMS quanto o criador cobram pelos layouts e recursos premium.
  • Web designer: é o profissional especializado em desenvolver seu site. Como o web designer trabalha por conta própria e desenvolve todo o conceito do seu site, ele costuma ser mais caro. No entanto, todos os recursos serão personalizados e únicos.
  • Agência de marketing digital: conta com profissionais especializados em todos os aspectos da criação de um site, incluindo o web designer. No entanto, o custo-benefício costuma ser maior, já que ela também pode ser responsável pela criação de outros recursos, como o conteúdo e a otimização para mecanismos de busca.

Conteúdo e otimização

O conteúdo é toda a parte escrita e visual do seu site, ou seja, texto e imagens. Você pode fazê-lo em vídeo também, mas isso vai exigir que você tenha um bom capital separado para investir em um site.

Ter um redator especializado é a melhor escolha nessa hora. Ele saberá escrever o conteúdo do seu site pensando nas palavras-chave específicas para seu site. Além disso, é essencial que seu site tenha um texto relevante e bem escrito, que não só fale de maneira clara sobre sua empresa, mas saiba encantar o usuário a ponto de que ele saiba que pode contar com seu negócio.

As imagens também serão otimizadas para web: leves, de qualidade, de acordo com a identidade visual do seu negócio e com alt text (pequena descrição dos elementos da foto).

Como você viu, investir em um site exige mais do que dinheiro: tempo, dedicação e, claro, estratégia. Mas você pode — e deve! — otimizar todo esse investimento contado com uma agência de marketing digital. Entre em contato com a Agência Saviour e fale com um especialista!

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