Quanto vale o conteúdo do seu site para o seu negócio?

O endereço oficial da sua empresa na internet deve trazer um bom retorno financeiro. Já parou para pensar quanto vale o conteúdo do seu site?
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Muitas pessoas pensam que investir em conteúdo é perda de tempo. Como é algo orgânico e pensado para retorno em longo prazo, gestores mais “impacientes” não conseguem enxergar os benefícios que esse investimento pode trazer. Afinal, quanto vale o conteúdo do seu site?

O problema é que gestores e CEOs muitas vezes não conseguem perceber que o valor do conteúdo vai muito além de um dinheiro rápido na conta da empresa. Como dito, ele é um investimento de longo prazo — você começa a produzir agora para ver os resultados no futuro. Ele deve ser pensado para fidelizar o público, criar uma imagem da empresa na mente do consumidor, tornar o relacionamento mais próximo e, principalmente, transformar seu negócio em uma autoridade no segmento.

Neste post, você vai descobrir quanto vale o conteúdo do seu site. Confira:

1. Para o Analytics

O Google Analytics é uma ferramenta poderosa, inteligente e, acredite, gratuita. Ela traz inúmeros insights para a otimização de páginas, além de dar informações importantes sobre seu público e de fazer uma análise completa do seu site. O melhor de tudo é que, assim com todas as ferramentas do Google, ela é muito intuitiva para proporcionar a melhor experiência do usuário.

Para entender quanto vale o conteúdo do seu site para o Analytics, você precisa ter a tag da ferramenta instalada na página. A partir daí, você poderá utilizar um recurso importante, mas muito ignorado por grande parte dos analistas — a métrica “Valor da Página”. Ela pode ser acessada em Comportamento —> Conteúdo do Site —> Todas as Páginas.

Segundo a plataforma, valor da página ou page value “é o valor médio de uma página que um usuário acessou antes de chegar à página da meta ou de concluir uma transação de comércio eletrônico (ou ambas as ações)”. Assim, a métrica atribui um preço (em moeda corrente) que é supostamente o quanto vale o conteúdo do seu site. Com esse valor, você pode ter uma noção média de quanto cada página traz para a receita da sua empresa.

O cálculo é feito da seguinte forma:

[Receita (valor de conversão)] ÷ [Visualizações de página únicas do conteúdo antes da conversão] = Valor de Página (R$)

A partir daí, você pode analisar quais páginas têm mais ou menos valor e quais características elas têm em comum. É possível fazer ajustes para que elas estejam alinhadas ao que o público que visita seu site deseja ver.

Caso haja públicos com perfis distintos, verifique quais páginas eles costumam acessar mais. Você pode fazer padrões para esses diferentes tipos de cliente. Nesse caso, use a ferramenta “Agrupamento de Conteúdo”, também do  Analytics, que vai facilitar a análise posterior.

Além disso, crie estratégias para mandar mais tráfego a páginas com bom valor, mas poucos visitantes.

2. Para o SEMrush

O SEMrush é uma ferramenta fantástica para melhorar o desempenho online. Além de analisar palavras-chave, SEO e até da concorrência, ele também é capaz de dizer o valor do seu site. Duvida?

Usando o Google Ads como referência, ele poderá dizer qual o valor financeiro do tráfego orgânico do seu site. Ele faz uma estimativa do custo mensal médio que cada palavra-chave orgânica que você usa no site teria em anúncios pagos. Resumindo, quanto você gastaria no Ads para conquistar o público que conseguiu gratuitamente.

Para ter uma noção desse valor, o SEMrush faz uma média entre o custo por clique (CPC) médio, a quantidade de buscas da palavra-chave e o volume de tráfego conquistado por meio dela.

Embora não possa dizer precisamente quanto vale o conteúdo do seu site, ele pode dar um retorno do quanto você tem economizado ou lucrado com seu domínio — é possível até calcular uma evolução do valor.

Além disso, você não precisa ter acesso ao Google Analytics para obter esses dados. Por fim, você pode até ter uma ideia de quanto custa o tráfego seu concorrente.

3. Para a sua empresa

Neste tópico, vamos abordar o lucro gerado pelo domínio para descobrir quanto vale o conteúdo do seu site para a empresa.  Você precisa verificar os seguintes fatores:

  • Receita: quanto o site gera de renda para o seu negócio;
  • Tráfego: quantas pessoas o site atrai. Um domínio que atrai um número alto de visitas por mês tem mais potencial de se transformar em lucro;
  • Autoridade: como a sua empresa é vista no mercado — principalmente o digital. Mesmo que o negócio ainda seja pequeno, uma marca em expansão é bem-vista;
  • Engajamento: refere-se ao comportamento do público. Ele compartilha, passa bastante tempo nas páginas, faz menções positivas nas redes sociais e é assinante de sua newsletter?;
  • SEO e marketing: o site que segue as regras de SEO, escaneabilidade, trabalha com palavras-chave e é criado de acordo com o funil de vendas tem muito mais valor estratégico e, consequentemente, financeiro.

Outra maneira de descobrir quanto vale o conteúdo do seu site é conhecendo o custo por clique médio (CPC), ou seja, o quanto você gasta por clique no seu anúncio. Você pode descobrir como o CPC se comporta em longo prazo.

O CPC é calculado da seguinte forma:

valor total investido / cliques dos usuários = custo por clique

Quanto menos você gasta por  clique, melhor.  Porém, não reduza esse valor diminuindo a qualidade do seu tráfego. O público que frequenta seu site deve estar alinhado a uma estratégia de marketing digital. Assim, você tem mais chances de atrair usuários qualificados para consumir seu produto ou serviço.

Para saber o CPC em longo prazo, você precisa verificá-lo, pelo menos, trimensalmente. Se, por exemplo, você resolveu investir em SEO e novos conteúdos, de primeira vai encontrar um CPC altíssimo, já que as duas estratégias requerem investimento. Porém, como o passar dos meses, a tendência é de que esse valor caia drasticamente.

A verificação frequente do CPC também permite que você verifique o que está dando certo ou errado no seu conteúdo.

Como você viu, há várias estratégias para verificar quanto vale o conteúdo do seu site. No entanto, é essencial trabalhar com marketing digital para que todo esse investimento traga retorno. Entre em contato com a Agência Saviour e fale com um especialista!

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