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Facebook Marketplace: tudo sobre o novo recurso do Facebook

Já pensou em anunciar gratuitamente seus produtos nas redes sociais? O Facebook Marketplace permite isso com mais facilidade e organização. Confira!

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O Facebook é a maior rede social da atualidade. São mais de 2,3 bilhões de usuários visitando seus perfis mensalmente127 milhões deles só no Brasil. Para as empresas, é um enorme campo para atrair clientes e vender seus produtos e serviços. A própria plataforma sabe disso: além do Facebook Ads, hoje a rede social de Mark Zuckerberg oferece outro modelo de negócios — o Facebook Marketplace.

Mais voltado para a venda direta de produtos, o Facebook Marketplace veio para facilitar a vida do negociante. Isso porque ele é voltado, principalmente, para o comércio local. Portanto, além da facilidade de encontrar um público-alvo bem vasto, você também vai vender para quem pode comprar seu produto na loja física.

Veja como você pode utilizar o novo recurso do Facebook!

O que é Facebook Marketplace?

Você provavelmente conhece ou já comprou em plataformas de compra e venda, como Mercado Livre, OLX e Enjoei. Essas lojas virtuais, que agrupam um grande número de produtos e serviços, são conhecias como marketplaces — em um exemplo mais popular, seriam “shoppings virtuais”. Nelas, você pode ser tanto o vendedor como o comprador.

Uma das vantagens dos marketplaces é que eles não exigem que você tenha um e-commerce próprio; é possível colocar imagens do produto, descrição, informações de contato e facilidades no pagamento. A maioria deles também conta com formas seguras de pagamento tanto para o negociante quanto para o comprador.

É aí que entra o Facebook Markeplace — ele é o “shopping virtual” do Facebook. Assim como nas outras plataformas, qualquer pessoa pode ser compradora e lojista. Aqui, você tem a popularidade e o engajamento da rede social aliados à facilidade do messenger.

No entanto, diferentemente de outras plataformas do mesmo tipo, o Facebook não oferece formas de pagamento: você e o comprador é que devem negociar como a transação deve ser feita.

Então, digamos que você more em São Paulo e esteja procurando um sapato social masculino. Em vez de ir para uma loja física ou pesquisar no Google e em outros marketplaces, é só usar a busca do Facebook. Na página de resultados, clique em “Marketplace”. Lá vão aparecer os resultados que tenham as palavras-chaves usadas por você filtrados com base na sua localização. É possível também selecionar por valores mínimos e máximos e por quilômetros de distância.

Quais as vantagens do Facebook Marketplace?

Veja os benefícios que o Facebook Marketplace pode proporcionar:

Visibilidade

Como já dissemos, o Facebook é a maior rede social do mundo. É bem provável que seus clientes vizinhos também tenham perfis e façam login diariamente. Quando um usuário da região fizer uma pesquisa sobre um produto que você ofereça, as configurações-padrão do Facebook Marketplace vão mostrar vendedores que estejam próximos à região dele.

Além disso, os anúncios, que funcionam como classificados, são públicos e aparecem para usuários que não ou não conectados ao seu perfil.

Comunicação

Quando você quer saber mais informações sobre o produto, pode perguntar ao vendedor clicando em “Pedir detalhes”. O botão vai enviar uma mensagem automática com a solicitação. Há também o botão de mensagem, para que você possa conversar diretamente com o vendedor.

Facilidade

Qualquer usuário pode utilizar o Facebook Marketplace. É só clicar no símbolo semelhante a uma casinha, no menu do lado esquerdo. Depois, ir para o botão “vender um item”. Você também terá uma página para gerenciar vendas e mensagens de interessados.

Você pode vender uma infinidade de produtos, desde que estejam de acordo com as diretrizes da rede social.

Economia

O Facebook não cobra taxas pela venda no Marketplace; ele atua apenas como intermediário entre cliente e vendedor.

Como você viu, o Facebook Marketplace é uma forma simples e rápida de fazer vendas pontuais a usuários que estejam próximos a sua região. Para que seu anúncio fique mais atraente, poste fotos de boa qualidade (é possível adicionar até 10), crie um título de até 100 caracteres, faça uma boa descrição do produto, coloque a localização e categorize o produto.

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