Um site é o endereço oficial da sua empresa na internet. Quem deseja ter uma presença digital precisa ter uma URL própria, com as informações mais importantes sobre seu negócio. Por mais que a importância seja reconhecida, muitas empresas preferem não investir em um novo site porque não sabem qual retorno podem ter.
Pequenos e médios negócios costumam ver um novo site como um “fardo”, já que ele requer administração e investimento em novas tendências, como a responsividade. Além disso, as redes sociais parecem ter tomado seu lugar — o que é um engano.
Um site é capaz de dar um ótimo retorno para seu negócio. Veja o que sua empresa pode alcançar com ele:
Marketing com um novo site
Um site é a base para todo o trabalho de marketing digital que sua empresa desenvolver. Além de ter um resumo básico da missão, visão, valores e história do seu negócio, ele pode contar com informações de contato, redes sociais, WhatsApp e uma seção para seu blog.
Outra vantagem é que você também pode colocar uma caixa para que o usuário insira um endereço eletrônico e receba seus e-mails marketing.
As estratégias de marketing digital, embora necessitem de planejamento, profissionais capacitados e mensuração constantes, têm um retorno sobre investimento (ROI) maior e exigem menos recursos financeiros que o marketing tradicional.
Novos clientes e maior retorno
Seu site também pode ter ou ser o e-commerce da empresa. Com uma certificação de segurança, uma plataforma para controlar a sua loja virtual, como Magento, por exemplo, e boas opções de pagamento, você pode conseguir clientes do Brasil inteiro.
Você não tem como arcar com um e-commerce no momento? Com um bom trabalho de relacionamento e informações para contato, clientes da sua região podem encontrar seu estabelecimento, principalmente se você conseguir um bom posicionamento no Google.
Posicionamento no Google
Outra forma de retorno que um novo site pode proporcionar é com um bom posicionamento no Google. Seja de forma orgânica (inbound marketing), seja de forma paga (Google Ads), melhores posições no buscador significam mais chances de que o usuário interaja com seu conteúdo e, consequentemente, compre seu produto ou serviço.
Para que isso aconteça, ele precisa ser otimizado seguindo as regras de SEO. Assim, os crawlers (ou robôs) do Google conseguem encontrar e indexar suas páginas com mais facilidade.
Novamente dizemos: você precisa ter um site responsivo, ou seja, que se adapte a diferentes telas. O Google e, claro, o usuário, privilegiam esse tipo de página, já que é mais leve, de fácil leitura e carregamento otimizado.
Relacionamento
Com um site, você pode ser encontrado pelo seu cliente ideal, vender para ele e, claro, estreitar relacionamento. Uma boa relação cliente-empresa é a melhor e mais fácil forma de fidelização que sua empresa pode ter.
Um chatbot, por exemplo, é uma maneira de oferecer assistência 24h ao seu cliente e esclarecer as principais dúvidas dele sem ter que contar com um profissional à disposição nesse tempo. Quanto mais o recurso é usado, mas inteligente ele se torna.
Como você viu, um site otimizado pode trazer um excelente retorno para seu negócio, incluindo um aumento significativo de clientes. No entanto, ele precisa ser bem-feito, com bom uso de SEO e design moderno e intuitivo. Portanto, conte com uma agência de marketing digital para criar o site que sua empresa merece.