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SEO local: saiba o que significa e como utilizar essa estratégia

SEO local: saiba o que significa e como utilizar essa estratégia

O SEO local é uma estratégia de Marketing Digital que pode trazer resultados rapidamente para o seu negócio. Confira agora como colocá-lo em prática!

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Se você já começou a trabalhar ou a ler sobre Marketing Digital, com certeza já se deparou com o termo Search Engine Optimization (SEO). A otimização das páginas do seu site pode levá-lo ao topo do ranking de buscas do Google. No entanto, com o uso cada vez maior de aparelhos mobile para as pesquisas, foi preciso se adaptar. Além de punições a quem não trabalha com um site responsivo, há também uma nova estratégia para melhorar sua página: o SEO local.

Além de aumentar e otimizar o tempo de conversões, o SEO local também auxilia bastante lojas físicas. É uma excelente maneira de perceber rapidamente os resultados que uma boa estratégia de marketing pode trazer para seu negócio.

Ainda não ouviu falar sobre o assunto? Neste post, você vai descobrir tudo o que é necessário saber sobre SEO local e por que é importante implementá-lo no seu site. Confira!

O que é SEO local?

É uma estratégia para encontrar soluções próximas ao local de onde o usuário pesquisa. Ao digitar no Google “casa de festas”, por exemplo, o buscador vai oferecer resultados de locais próximos de onde você está. Com isso, tanto usuário quanto empresas conseguem resultados mais relevantes, principalmente pequenas e médias empresas (PME). Isso porque as chances de conversão são maiores.

Você está na rua, em um dia de calor, e deseja encontrar uma sorveteria. A busca no Google vai mostrar os resultados mais próximos. Você vai ao local e compra o sorvete, enquanto o anunciante consegue converter seu anúncio em venda. Todos saem ganhando, certo? Para isso, o uso de recursos como Google Maps é essencial.

Como utilizar o SEO local?

Veja como otimizar seu negócio para atrair clientes da região:

Crie um perfil no Google Meu Negócio

Sabe quando você pesquisa por uma empresa no Google e aparece um resultado com o nome, endereço, telefone, horário de atendimento, horário de pico e até avaliações dos usuários? Aquilo é o Google Meu Negócio.

Além de trazer imagens sobre sua empresa, o Google Meu Negócio mostra como chegar à sua empresa saindo de onde o usuário está. Também conta com notas dos seus clientes para que o público descubra se seu produto, serviço e atendimento valem a pena.

Outra vantagem é que a sua empresa não aparece apenas quando a busca é pelo nome. Além de dos resultados locais, ela também surge quando a pesquisa é por uma empresa de perfil semelhante, ou seja, sua concorrente. Por fim, o recurso também oferece um site gratuito para sua empresa.

O Google Meu Negócio é gratuito.

Invista nas redes sociais

Além do Google Meu Negócio, o SEO local também funciona com as redes sociais. Veja:

Facebook

Muitas pessoas encontram informações sobre seu negócio ao fazer uma busca pelo Facebook ou até mesmo clicando no perfil depois de fazer uma busca no Google. Isso acontece porque é possível ver opiniões dos usuários e a forma como a empresa interagem com o público. Portanto, é um ótimo lugar para saber mais informações.

Não deixe de fomentar o engajamento colocando novidades sobre seu negócio e respondendo aos comentários. A atualização constante mostra para o usuário que a sua empresa está funcionando e, claro, se preocupa com os clientes. Dados como endereço, telefone e site são imprescindíveis.

Foursquare

Embora menos usado hoje, o Foursquare também é uma ótima rede social para seu negócio. O aplicativo separa as empresas em categorias e as sugere conforme o tipo de busca e sua localização. Lá, os usuários colocam a opinião sobre seu produto ou serviço, além de uma avaliação que vai de 1 a 10. Para cadastrar sua empresa, entre no site do Foursquare, clique em “Empresas” e siga as instruções.

Tenha um site responsivo

Sim, o site responsivo também é fundamental para o SEO local — na verdade, é a base de toda essa estratégia. Afinal de contas, esse tipo de busca costuma ser feita pelo celular. Além disso, a intenção é que o usuário faça a pesquisa e já entre em contato com a empresa.

O site responsivo adapta-se rapidamente aos diferentes tipos de tela, é de fácil leitura e conta com as principais informações logo na primeira página.

Gostou das nossas dicas sobre SEO local? Com as estratégias certas o seu site pode ser visto por muito mais pessoas na sua região. Se você ficou com alguma dúvida sobre o tema, deixe seu comentário!

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