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SEO para iniciantes: 4 dicas para começar

Quer investir na sua presença digital? Veja nossas 4 dicas de SEO para iniciantes!

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O SEO é um dos elementos mais importantes para estabelecer sua presença digital. Ele é um conjunto de otimizações para que seu site apareça nas primeiras posições dos resultados de busca. Isso ocorre porque ele facilita a indexação das páginas pelos robôs do Google. Se você está começando agora a estudar sobre marketing digital, ter noções de SEO para iniciantes é fundamental.

Conteúdo é fundamental e movimenta a internet, mas para que ele não seja um investimento em vão, precisa ser encontrado pelo usuário. Neste post, você vai conhecer 4 dicas de SEO para iniciantes. Confira:

1. Tipos de SEO

Antes de tudo, você precisa saber que existem dois tipos de SEO:

On-page

É o SEO feito dentro da página, nos textos, estruturas e imagens. É também o tipo de otimização que você pode controlar. O SEO on-page inclui:

  • Títulos e subtítulos (h1, h2, h3, h4);
  • URLs amigáveis;
  • Metadescrição;
  • Linkagem interna e externa (link builing);
  • Escaneabilidade (divisão em tópicos, tamanho dos parágrafos, alinhamento);
  • Imagens;
  • Design responsivo;
  • CTA;
  • Title tag (título que aparece nos resultados de busca);
  • Palavras-chave;
  • Valor do conteúdo.

Off-page

Já o SEO off-page é feito fora da página e não pode ser controlado pela empresa:

  • Links de entrada (outros sites lincando seu blog);
  • Tráfego e tempo de permanência na página;
  • Compartilhamentos nas redes sociais.

Como este texto é de SEO para iniciantes, vamos nos ater ao primeiro tipo de SEO.

2. Palavras-chave

Não podemos falar de SEO para iniciantes sem citar as palavras-chave. Elas são fundamentais para que o usuário encontre seu post em uma pesquisa.

Existem dois principais tipos de palavras chave:

Cauda curta

São as palavras que servem de base para termos mais específicos. Se você vende artigos esportivos, por exemplo, “tênis” e “tênis de corrida” são tipos de palavra-chave de cauda curta.

Cauda longa

Já as palavras-chave de cauda longa são mais específicas e permitem que a persona encontre um conteúdo mais de acordo com o que ela deseja. “Melhores tênis de corrida de 2019” ou “como limpar um tênis de corrida” são exemplos desse tipo de termo.

Como encontrar palavras-chave?

Você precisa pensar na sua persona na hora de escolher as palavras-chave. Como ela faria pesquisas sobre seus produtos e serviços? Por quais conteúdos relacionados ao seu segmento ela se interessaria?

Outro fator que você deve considerar é o funil de vendas. Em cada fase, os tipos de palavras-chave mudam, já que os conteúdos avançam.

Por fim, use planejadores de palavras-chave, como o Google Keyword Planner, o SEMrush, o Google Trends e o Keyword Tool. Eles são fundamentais para que você crie uma boa lista de variações de um mesmo termo, permitindo que seus textos não fiquem repetitivos.

3. URLs

Mesmo em SEO para iniciantes, dar atenção para os links é fundamental. A URL amigável também é um fator nobre de ranqueamento para o Google, já que a fácil leitura do link transmite mais confiança para o usuário. O ideal é que a palavra-chave (ou os seus principais termos) estejam nela.

A URL também não deve ser longa, assim seu conteúdo mantém o foco e ganha uma classificação melhor nos resultados de busca.

Porém, atenção: nunca altere a URL de um post antigo! Se você o fizer, vai perder todo o histórico de tráfego que ele já tem, porque o Google vai enxergá-lo como um artigo novo.

4. Tamanho e qualidade do conteúdo

Textos de tamanho maior costumam ranquear melhor no Google, mas não é apenas uma questão de encher um post de palavra: um conteúdo mais extenso costuma tirar dúvidas com mais profundidade. Portanto, você deve produzir textos, imagens e vídeos que sejam de qualidade e que façam com que o usuário não se sinta enganado.

Priorize também a escaneabilidade, ou seja, a facilidade de leitura. Quando vemos um texto na internet, costumamos fazer uma leitura rápida para entender mais ou menos sobre o que ele fala e se vale a pena gastar nosso tempo com ele.

Essa “leitura dinâmica” é facilitada quando o texto é dividido em blocos e com intertítulos que tenham a ver com seu assunto. Além de não cansar a visão, você tem um pequeno resumo sobre o texto e, com isso, pode decidir com mais facilidade se vai continuar lendo.

Entendeu os principais pontos de SEO para iniciantes? Como você viu, é um trabalho que exige planejamento. Procure por uma agência de marketing digital para cuidar da presença online da sua empresa.

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