Close

Você sabe o que é um site responsivo?

Quem deseja ter uma presença digital forte deve saber se adaptar a diferentes dispositivos. Saiba mais sobre o que é um site responsivo!

Aprenda técnicas avançadas de Marketing digital

Entre para nossa lista e receba
conteúdos exclusivos e com prioridade

Além de ter uma presença digital, sua empresa precisa se adaptar às novas tecnologias. O Google, por exemplo, coloca a experiência do usuário em primeiro lugar. Por mais que sua empresa invista em marketing de conteúdo e links patrocinados, nada disso vai adiantar se ela não tiver um site responsivo.

Não sabe o que é isso? Neste post, você vai descobrir o que é um site responsivo e por que ele é tão importante para o seu negócio digital. Confira!

O que é um site responsivo?

É um site que se adapta a diferentes telas, porque sua estrutura de códigos consegue se adequar a qualquer resolução. Você provavelmente já fez uma pesquisa pelo celular, abriu um site e viu um layout todo desconfigurado, pesado e de difícil leitura. Isso ocorre quando uma página feita para o computador é aberta em outro dispositivo.

Um site responsivo conta com imagens leves e um layout que se adapta ao tamanho de qualquer tela. Quando você o abre, todo o texto e as fotos se adaptam ao seu smartphone ou tablet. Por isso mesmo você não tem dificuldade em abrir, ler ou visualizar qualquer detalhe da página.

Por que você deve ter um site responsivo?

Um site responsivo parece mais prático, mas será que traz resultados realmente efetivos? Entenda por que seu layout deve se adaptar a diferentes telas:

Experiência do usuário

Muitas empresas ainda não se deram conta da importância de ter um site responsivo. O problema é que, como dissemos, o Google leva em conta a experiência do usuário. Você não acha desagradável abrir uma página que não se adapta à tela do seu celular? O Google também acha. Por isso mesmo, quem não oferece essa versatilidade fica para trás nos resultados de busca.

Acessibilidade

Outro fator é que a maioria das pessoas se conecta usando o celular. Segundo pesquisa do ​CGI.br (Comitê Gestor da Internet no Brasil), 49% das 120,7 milhões de pessoas que acessaram a internet entre abril e julho de 2018 o fizeram pelo celular.

Além disso, o Brasil já tem mais de um celular ativo por habitante — são 220 milhões de aparelhos, enquanto o País conta com 210 milhões de habitantes.

Velocidade

Por fim, um site deve ser rápido. Você provavelmente já desistiu de acessar a uma página porque ela demorava demais para carregar. Segundo o Google PageSpeed Developers, um site deve carregar completamente em menos de 2 segundos. Por ser algo que afeta a experiência do usuário, a velocidade também conta para o ranqueamento nos resultados de busca.

Não posso ter um layout responsivo agora. O que fazer?

Se você não pode ter um site responsivo no momento, há algumas alternativas:

  • Site mobile: em vez de ter um layout responsivo, você pode ter uma segunda versão do site, mas voltada para dispositivos móveis. Assim, quando o usuário fizer uma pesquisa pelo celular ou tablet, a versão mobile (em que a URL costuma começar com “m.”) vai aparecer;
  • Plugin: enquanto seu site responsivo não está pronto, você pode contar também com um plugin para criar automaticamente um novo layout sempre que um usuário fizer uma pesquisa via dispositivo móvel.

Viu como é importante ter um site responsivo?  Se você deseja estar no topo das buscas e criar anúncios pagos, seu layout deve se adaptar a diferentes dispositivos. Para que não haja erros, procure por uma agência de marketing especializada, que será responsável tanto pelo layout do site quanto por sua estratégia de marketing digital.

Comentários

Artigos relacionados