Com o crescimento do Marketing Digital, as estratégias online ficaram mais estruturadas e sofisticadas. Hoje, uma das principais ferramentas para aproximar público e empresa é o blog corporativo. Com ele, você mantém um contato com mais íntimo com seu potencial cliente, e o melhor: é o público quem se aproxima da sua empresa.
Embora mostre cada vez mais a sua eficácia, muitas organizações ainda têm dúvida se devem ou não contar com essa ferramenta. Afinal, será que sua empresa realmente precisa de um blog? É o que você descobre neste post:
O que é marketing de conteúdo?
Antes de falarmos do blog, devemos conhecer um pouco mais sobre marketing de conteúdo, a estratégia maior na qual ele está inserido.
O marketing de conteúdo é uma forma de fazer com que o usuário chegue até à sua empresa. E como isso acontece? Por meio de conteúdo rico e relevante, pensado especificamente para o potencial cliente.
Por exemplo, você é dono de uma empresa de produtos de maquiagem. Quando um potencial cliente (mulher de 25 a 40 anos profissionalmente ativa, por exemplo) deseja saber como se maquiar para o trabalho, ela vai buscar no Google tutoriais e dicas sobre o assunto e pode encontrar o seu conteúdo.
Para que isso aconteça, você deve usar palavras-chave, ou seja, termos que o usuário usa quando deseja procurar por determinado assunto. No nosso exemplo, provavelmente a persona usaria “como se maquiar para o trabalho” ou “maquiagem para trabalho”.
O marketing de conteúdo é democrático: pode ser feito em texto, áudio, vídeo ou em todas as formas. É possível usá-lo em redes sociais, site, aplicativos e, claro, no blog.
Para que serve o blog?
O blog é a principal ferramenta para levar você ao topo dos resultados de busca do Google. Para que isso aconteça, você deve contar com alguns elementos:
- Palavras-chave: termos usados pelo usuário nas ferramentas de busca para encontrar seu conteúdo;
- SEO: Search Engine Optimization é o conjunto de técnicas de otimização que facilitam a indexação das suas páginas pelos robôs do motores de busca. Ele torna o site mais amigável tanto para os mecanismos quanto para os usuários, priorizando a leitura mais agradável, as imagens mais leves e o conteúdo mais relevante;
- Responsividade: o Google se preocupa com a experiência do usuário. No Brasil, já existem mais smartphones ativos que habitantes. Portanto, a maior parte das pessoas acessam a internet utilizando o aparelho. É essencial que seu blog tenha responsividade, ou seja, consiga se adaptar a diferentes telas e tamanhos.
Além de aumentar sua visibilidade orgânica, ou seja, sem necessidade de pagamento direto às ferramentas de busca, o blog exige um investimento inicial muito inferior ao de outras.
O blog pode ser a única estratégia digital de uma empresa?
Embora seja muito eficiente, o blog é apenas uma das ferramentas do marketing de conteúdo. Ele deve ser aliado a outras ferramentas, como o site da empresa, redes sociais, aplicativo e links patrocinados.
Quando trabalhado com diversas estratégias de Marketing (Outbound e marketing offline, por exemplo), os resultados são ainda mais eficientes.
É essencial também que as postagens aconteçam com constância. Não há sentido em ter posts novos durante 7 dias e, depois, ficar um mês sem novidades. Planeje seu conteúdo e use as redes sociais para divulgá-lo.
Pronto para criar um blog e fortalecer a presença digital da sua empresa? Para ter conteúdo realmente relevante e alinhado à sua persona, conte com uma agência de Marketing Digital com experiência e profissionais capacitados!