Você provavelmente sabe que um bom site é essencial para que uma empresa seja levada a sério. Afinal, é difícil confiar em uma página corporativa sem domínio próprio, certificado de segurança, texto bem escrito e layout com identidade visual. O que não se fala muito é como ele pode afetar seu desempenho no Google Ads.
Sim, um bom site vai trazer resultados positivos tanto em campanhas orgânicas quanto pagas. Ele só precisa estar aliado a uma campanha estratégica de marketing digital. Você ainda não sabe o que é Google Ads? Tem dúvidas sobre os resultados que um bom site pode proporcionar ao seu negócio? Então, confira tudo neste post:
O que é o Google Ads?
É o programa de anúncios (aqui chamados de “links patrocinados”) do Google. A gigante das pesquisas trabalha com diferentes tipos de campanha:
- Rede de pesquisa: é quando você faz uma pesquisa com palavras-chave e alguns anúncios aparecem no topo dos resultados. Por exemplo: você coloca “floricultura rj” no Google. Os primeiros resultados, com a palavra “anúncio” em um quadrado verde, são da rede de pesquisa.
- Rede de display: é formada pelos sites parceiros do Google. Seu anúncio aparece em banners para os usuários que visitam esses domínios. Os parceiros do Google podem alcançar até 90% dos usuários da internet.
- YouTube: o YouTube permite uma série de anúncios, como banners estilo rede de display e vídeos.
Um bom site pode trazer resultados nos três tipos de anúncio. Nesse caso, vamos nos aprofundar mais nos resultados da rede de pesquisa, que são mais populares.
Como um bom site pode afetar meu resultado com o Google Ads?
Mesmo que você invista um bom valor nos anúncios, de nada vai adiantar se eles não levarem a um bom site. Veja:
Palavras-chave
As palavras-chave são os principais fatores que levam seu anúncio a ser encontrado pelo usuário. Afinal, é com elas que se faz uma pesquisa.
Um anúncio tem palavras-chave — mas elas também devem estar presentes dentro do seu site. Assim, não vai parecer que seu anúncio é “enganador”, ou seja, anuncia algo e, quando você clica no anúncio, não encontra a informação desejada.
SEO
O SEO é o conjunto de otimizações que permitem que seu site seja encontrado e indexado com muito mais facilidade pelos robôs do Google. Outra vantagem é que ele considera a experiência do usuário, ou seja, a percepção do indivíduo com seu site. Uma boa experiência faz com que seu usuário permaneça mais tempo no site, faça mais conversões e, claro, também adquira seu produto ou serviço.
Persona
O anúncio no Google Ads é baseado em palavras-chave, mas elas só são desenvolvidas com base nos indivíduos que fazem as pesquisas no Google. Um anúncio para uma mulher jovem, por exemplo, é diferente daquele feito para um homem de meia-idade. Além disso, cada público pesquisa de uma forma diferente e até em dispositivos diferentes.
Um bom site é alinhado com a persona do seu negócio. Assim, o tom de voz utilizado na página é o mesmo do anúncio criado. Isso, além de permitir cliques de usuários que tem a ver com o seu perfil de cliente, também demonstra um alinhamento na sua estratégia de marketing digital.
Responsividade
Um site responsivo — ou seja, que se adapta tanto a desktops quanto a celulares e tablets — tem muito mais chances de aparecer nos resultados de busca. Afinal, a maioria dos usuários faz pesquisas usando apenas o celular.
Uma página que se adéqua a diferentes telas é leve, fácil de ler, de layout simples porém extremamente funcional e intuitivo. Resumindo, proporciona uma excelente experiência do usuário. E quanto melhor a experiência, mais chances de que usuários cliquem e voltem — e melhor o resultado do seu site no Google Ads.
Como você viu, um bom site traz excelentes resultados no Google Ads. No entanto, ele precisa de investimento. Uma agência de marketing digital com experiência é capaz de criar um site de acordo com sua persona e alinhado a uma estratégia de marketing digital. Com isso, seus resultados tanto orgânicos quanto pagos serão excelentes.